quinta-feira, 16 de abril de 2015

Pinóquio às Avessas - Rubem Alves

O autor inicia a história questionando a moral que existe dentro de alguns tradicionais contos infantis. Dos três porquinhos onde o único porquinho que teve sucesso foi o mais utilitarista e prático. Da história do Pinóquio onde ele só poderia se transformar em uma pessoa de verdade através da escola e também da história da cigarra e da formiga, onde o músico e o artista eram desvalorizados. Assim o autor faz uma reflexão crítica sobre a moralidade destas histórias infantis.

A história nos mostra a curiosidade nata que a criança tem do mundo em que vive, faz muitas perguntas aos pais, sobre o nome das coisas, para que serve, quem definiu que as coisas sejam assim etc. Os pais das crianças se mostram preocupados em inserir o filho da lógica dos adultos, na lógica utilitarista. E assim as perguntas da criança vão sendo negligenciadas.

A princípio a criança se vê interessada pela escola, pois a maioria das perguntas que os pais não sabiam responder eles diziam que o filho aprenderia na escola, mas ao entrar na escola a criança percebe que o seu conhecimento anterior, o seu saber cotidiano não tem valor algum, a criança passa a ser avaliada por saberes impostos pelos professores, onde a criança não era instigada a ver sentido naquele conhecimento.

É interessante notar que o interesse suprimido da criança por pássaros, ocasiona nela frustrações e medos. O aluno entende que para “ser alguém na vida” deve aprender a seguir e decorar o conhecimento imposto, caso contrário decepcionaria os seus pais e não teria um futuro promissor. A criança passa a ter sonhos e pesadelos, onde a sua curiosidade vai morrendo e se transformando me medo aos poucos. Com o tempo a criança passa a entrar na lógica dos adultos e consegue ser bem sucedido neste mundo utilitarista, mas ao final de tudo não se sente feliz, não se torna uma pessoa realizada.

O autor faz uma crítica ao sistema de ensino que busca reproduzir valores, onde a finalidade da escola é a inserção no mercado de trabalho, e que o caminho deve ser feito através de boas notas com o fim de passar no vestibular. No final da história o autor faz uma comparação deste sistema a de um frigorifico, a escola como uma fábrica de reprodução em massa. 


Bibliografia:

ALVES, Rubem. Pinóquio às avessas: uma estória sobre crianças e escolas para pais e professores. Campinas, SP: Verus Editora, 2005

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