Aprender
a Conhecer
O autor destaca a importância
de aprender a conhecer, aprender a ter prazer em conhecer. Despertar na criança
a curiosidade em aprender, possibilitando uma melhor relação com o seu meio, de
compreender o real e ter um maior discernimento. Desde cedo ter acesso aos
saberes acumulados e o saber científico. Reconhece a importância da formação
cultural como abertura dos campos do conhecimento, a capacidade de aprender a
aprender, exercitar a memória como uma maneira de conseguir dar atenção e
aprofundar o conhecimento sobre algo, neste mundo cada vez mais cheio de
informações instantâneas e efêmeras. E finalmente o exercício do pensamento,
mediando as linhas do abstrato e do passageiro.
Aprender
a Fazer
O aprender a fazer tem a sua
importância no âmbito prática da vida futura do aluno. São as necessidades que o
mundo do trabalho lhe cobra, o autor aponta para as mudanças ocorridas após
revolução industrial, a mudança no tipo de trabalho exercido na modernidade,
com ênfase não mais no trabalho manual e mecânico, mas sim no trabalho voltado
ao uso de cognição. Destaca que aprender a fazer não pode estar mais
relacionado apenas a tarefa de fabricar alguma coisa, mas sim em necessidades
mais elaboradas, pois é preciso entender como equipamentos funcionam, e as suas
constantes evoluções. O trabalho em grupo também deve estar presente neste
saber.
Apender
a viver juntos, aprender a viver com o outro
Para o autor este é um dos
maiores desafios da educação, aprender a conviver com o outro, desenvolver
principalmente com as crianças uma relação de aceitação do outro, de quem é
diferente, uma ação de não violência. Lutar contra a discriminação e o preconceito,
destaca a importância de se utilizar a história para ensinar sobre outras
religiões e outros povos. Não basta apenas colocar pessoas de grupos diferentes
para conviver juntos, mas sim juntamente com isso elaborar um trabalho que
valorize o espirito de comunidade, de esforço comum, evitando um tipo de
trabalho que valorize a competição.
Aprender
a ser
O aprender a ser visa a
complementação dos outros saberes, para o desenvolvimento total do indivíduo.
Desenvolver as suas principais funções que o colocarão como um indivíduo
participante de uma comunidade. Desenvolver senso crítico ser capaz de colocar
ideias em práticas e defender opiniões. O autor destaca o temor da
desumanização do aluno, causado pelos novos tipos de relações no contexto de
modernidade. Das evoluções midiáticas de alta de velocidade e instantâneas. O
sistema educacional deve portanto favorecer uma base de referência para o
aluno, auxiliando em seu desenvolvimento pleno, que o possibilite agir em todos
os âmbitos da vida.
Considerações
Pessoais
O autor faz propostas
interessantes para a área educacional, levanta os principais paradigmas
educacionais do presente, como direcionar um trabalho com alunos no mundo
atual, onde os professores e as instituições disputam espaço e atenção com as
novas tecnologias midiáticas. Destaca as principais capacidades que o aluno
precisa adquirir para conseguir se tornar um ser humano atuante na sociedade
moderna.
Bibliografia:
DELORS, Jacques. Educação: Um tesouro a descobrir. UNESCO,
2010.
Capitulo 4 - Os quatro pilares da educação.
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