segunda-feira, 6 de abril de 2015

Os quatro pilares da educação - Jacques Delors

Aprender a Conhecer

O autor destaca a importância de aprender a conhecer, aprender a ter prazer em conhecer. Despertar na criança a curiosidade em aprender, possibilitando uma melhor relação com o seu meio, de compreender o real e ter um maior discernimento. Desde cedo ter acesso aos saberes acumulados e o saber científico. Reconhece a importância da formação cultural como abertura dos campos do conhecimento, a capacidade de aprender a aprender, exercitar a memória como uma maneira de conseguir dar atenção e aprofundar o conhecimento sobre algo, neste mundo cada vez mais cheio de informações instantâneas e efêmeras. E finalmente o exercício do pensamento, mediando as linhas do abstrato e do passageiro.

Aprender a Fazer

O aprender a fazer tem a sua importância no âmbito prática da vida futura do aluno. São as necessidades que o mundo do trabalho lhe cobra, o autor aponta para as mudanças ocorridas após revolução industrial, a mudança no tipo de trabalho exercido na modernidade, com ênfase não mais no trabalho manual e mecânico, mas sim no trabalho voltado ao uso de cognição. Destaca que aprender a fazer não pode estar mais relacionado apenas a tarefa de fabricar alguma coisa, mas sim em necessidades mais elaboradas, pois é preciso entender como equipamentos funcionam, e as suas constantes evoluções. O trabalho em grupo também deve estar presente neste saber.

Apender a viver juntos, aprender a viver com o outro


Para o autor este é um dos maiores desafios da educação, aprender a conviver com o outro, desenvolver principalmente com as crianças uma relação de aceitação do outro, de quem é diferente, uma ação de não violência. Lutar contra a discriminação e o preconceito, destaca a importância de se utilizar a história para ensinar sobre outras religiões e outros povos. Não basta apenas colocar pessoas de grupos diferentes para conviver juntos, mas sim juntamente com isso elaborar um trabalho que valorize o espirito de comunidade, de esforço comum, evitando um tipo de trabalho que valorize a competição. 

Aprender a ser

O aprender a ser visa a complementação dos outros saberes, para o desenvolvimento total do indivíduo. Desenvolver as suas principais funções que o colocarão como um indivíduo participante de uma comunidade. Desenvolver senso crítico ser capaz de colocar ideias em práticas e defender opiniões. O autor destaca o temor da desumanização do aluno, causado pelos novos tipos de relações no contexto de modernidade. Das evoluções midiáticas de alta de velocidade e instantâneas. O sistema educacional deve portanto favorecer uma base de referência para o aluno, auxiliando em seu desenvolvimento pleno, que o possibilite agir em todos os âmbitos da vida.

Considerações Pessoais

O autor faz propostas interessantes para a área educacional, levanta os principais paradigmas educacionais do presente, como direcionar um trabalho com alunos no mundo atual, onde os professores e as instituições disputam espaço e atenção com as novas tecnologias midiáticas. Destaca as principais capacidades que o aluno precisa adquirir para conseguir se tornar um ser humano atuante na sociedade moderna.

Bibliografia:

DELORS, Jacques. Educação: Um tesouro a descobrir. UNESCO, 2010.

Capitulo 4 - Os quatro pilares da educação. 

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